Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
1. Objetivos do curso de Gestão do Agronegócio
O tecnólogo em Gestão do Agronegócio é o profissional que viabiliza soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor. Ele está atento às novas tecnologias do setor rural, bem como à qualidade e à produtividade do negócio, definindo investimentos, insumos e serviços visando à otimização da produção e ao uso racional dos recursos. O objetivo do curso é desenvolver no aluno habilidades e atitudes empreendedoras para atuar em diferentes setores das cadeias produtivas que compõem o agronegócio. Ele terá o perfil de um administrador do setor rural que atua por meio da gestão dos recursos disponíveis (define investimentos, avalia custos, determina o uso de insumos e acompanha os processos de plantio e colheita).
2. Atividades Principais
Aplicando as funções de planejamento, organização, gestão da qualidade, produtividade, direção e controle para alcançar resultados positivos, o tecnólogo em Gestão do Agronegócio administra desde a matéria-prima até a distribuição e comercialização do produto final. Atua na prospecção de mercados, na análise de viabilidade econômica, na identificação de alternativas de capacitação de recursos, no beneficiamento, na logística e na comercialização. Também pode atuar com mercado futuro de ações, negociando contratos de commodities agrícolas (mercadorias como café, soja, milho, etc.) em bolsa de valores nacional e internacional. Promove ações integradas de gestão agrícola e de comercialização. Idealiza ações de marketing aplicadas ao agronegócio. Programa ações de gestão social e ambiental para a promoção da sustentabilidade da propriedade. Capta e aplica linhas de crédito compatíveis com a produção. Implanta e gerencia o turismo rural.
3. Mercado de Trabalho
O Brasil se tornou uma das maiores potencias mundiais neste seguimento e o agronegócio tem grande participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O profissional pode ser um empreendedor ou trabalhar na agroindústria, nas cadeias produtivas, nas áreas de gestão, comercialização e marketing, em redes de distribuição de supermercados, em corretoras e bolsa de valores, fazendas, empresas de importação e exportação e consultorias.
4. Práticas
5. Duração do Curso
3 anos
6. Coordenador
- Coordenador Aux. EAD: Rogério Carlos Traballi

