Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
1. Objetivos do curso de Farmácia
O curso de Farmácia da Universidade Paulista tem como objetivo a formação do farmacêutico generalista, voltado para o medicamento e inserido no contexto da assistência integral à saúde. Na formação do profissional estão contemplados todos os aspectos relacionados ao estudo do medicamento: pesquisa, produção, comercialização, dispensação e vigilância de sua ação farmacológica; também abrange a formação social do farmacêutico como profissional da saúde, bem como a formação para as análises clínicas e toxicológicas e para a indústria de medicamentos. ao concluir o curso, o profissional encontra-se apto a atuar em equipes multidisciplinares de saúde, promovendo vigilância farmacológica e sanitária. Está também capacitado a reorganizar e administrar instituições farmacêuticas.
2. Atividades Principais
Atuar junto à comunidade na dispensação farmacêutica, na farmácia pública, comunitária e hospitalar e controlar psicotrópicos. Efetuar análises toxicológicas em animais, vegetais, alimentos ou em ambientes para detectar contaminação; executar análises de alimentos e controle de sua qualidade; fazer exames químicos e microbiológicos para analisar aspectos nutricionais; produzir e realizar o controle de qualidade de cosméticos, produtos de higiene pessoal e biológicos naturais, inclusive de fermentação; realizar análises laboratoriais para diagnóstico de doenças; realizar o controle da poluição atmosférica e da água de piscinas, praias, balneários e de despejos industriais; realizar perícias relativas ao "dopping"; sintetizar, analisar e conhecer as propriedades das drogas medicamentosas constituídas por espécies químicas definidas; conhecer a origem, a função e a obtenção das drogas naturais e sua ação farmacológica; desenvolver, produzir e executar o controle de qualidade de fármacos, medicamentos e cosméticos; saneantes, domissaneantes e correlatos.
Atuar na área de produção, controle e dispensação de fitoterápicos e homeopatia; executar e interpretar exames clínico-laboratoriais e toxicológicos e respectivo controle de qualidade; planejar, administrar e gerir serviços farmacêuticos de laboratório clínico e toxicológico e de análises bromatológicas, assegurando custo e efetividade.
Selecionar fármacos, medicamentos, cosméticos, domissanitários e equipamentos, visando ao seu uso racional.
Promover assistência farmacêutica individual e coletiva através da dispensação racional de medicamentos, proporcionando informações ao paciente, aos demais profissionais da saúde e ao público em geral.
Atuar em todos os aspectos da pesquisa dos fármacos, dos cosméticos, dos medicamentos, dos saneantes, dos domissaneantes e dos correlatos;
Realizar registro, autorização de produção, distribuição, dispensação e comercialização de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos, bem como seu transporte e armazenamento;
3. Mercado de Trabalho
O farmacêutico é um profissional da Saúde, porquanto lhe cabe executar todas as atividades inerentes ao âmbito profissional farmacêutico, de modo a contribuir para a salvaguarda da saúde pública e, ainda, todas as ações de educação dirigidas à comunidade na promoção da saúde.
O futuro profissional farmacêutico tem possibilidades de atuar em mais de 70 áreas estabelecidas pelo Conselho Federal de Farmácia; dentre elas, destacam-se drogarias, farmácias de manipulação, farmácias homeopáticas, farmácias hospitalares, indústria farmacêutica, vigilância sanitária estadual e federal, biotecnologia e cosmetologia, absorvendo grande parte dos profissionais colocados no mercado.
4. Práticas
- Laboratório de análises Clínicas e Toxicológicas
- Laboratório de anatomia e Fisiologia
- Laboratório de Bioquímica Farmacêutica
- Laboratório de Controle de Qualidade de Produtos Farmacêuticos e Cosméticos
- Laboratório de Farmacotécnica
- Laboratório de Física
- Laboratório de Microscopia
- Laboratório de Química
- Laboratório de Química Farmacêutica
- Laboratório de Tecnologia Farmacêutica
- Estágios em Farmácias e Empresas
- Semana da Farmácia
- Iniciação Científica
- Monitoria
5. Duração
5 anos
6. Coordenadores
- Coordenador Geral: Alípio de Oliveira Carmo
- Coordenador Aux. Semipresencial: Juliano Rodrigo Guerreiro

