Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
1. Objetivos do curso de Biomedicina
O curso de Biomedicina da Universidade Paulista ? UNIP permite ao Biomédico, como profissional a serviço da Saúde e da Ciência, obter conhecimento teórico e instrumentalização técnica de forma que se torne apto a assumir responsabilidades técnicas, planejar e executar estudos, projetos ou pesquisas científicas, dominar avanços tecnológicos e reconhecer as possibilidades de ampliação do mercado de trabalho. Durante o curso o aluno é preparado para ser um profissional biomédico dotado de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitam comunicação, liderança, atenção à saúde, à gestão administrativa, à tomada de decisões e à educação permanente.
2. Atividades Principais
O curso de Biomedicina forma profissionais habilitados a atuar em vários campos da área da saúde. O curso visa a formação de profissionais com competências e habilidades para acompanhar a profunda revolução biológica dos últimos decênios e, para tanto, dispõe de modernos laboratórios, onde o aluno, sob a supervisão de profissionais especializados, exercita o aprendizado na execução de exames diversos, interpretando e emitindo laudos de exames clínico-laboratoriais, além de realizar procedimentos relacionados à coleta de material destinado às análises, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos.
O perfil adquirido pelo aluno é o de um profissional da área da saúde com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Terá a competência para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, na indústria, em laboratórios ou em programas de saúde pública. No trabalho de equipes multiprofissionais, estará apto a assumir posição de liderança visando ao bem-estar da comunidade. Será capacitado a atuar em análises clínicas, citologia oncótica, hematologia, análises moleculares, análises ambientais, imagenologia, radiologia, microbiologia, parasitologia, imunologia, bioquímica, biofísica, banco de sangue, virologia, fisiologia (geral e humana), saúde pública, análises bromatológicas, microbiologia de alimentos, histologia, patologia, acupuntura, genética, embriologia, reprodução humana assistida, farmacologia, psicobiologia, biologia molecular, informática de saúde, anatomia patológica, sanitarista, toxicologia e perfusão extracorpórea, de acordo com princípios éticos inerentes à profissão que o curso lhe propicia.
3. Mercado de Trabalho
A Biomedicina é uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado: tem atualmente mais de 30 áreas de atuação autorizadas (fonte: cfbm.gov.br/profissionais/habilitacao), está em ampliação constante, sendo que as duas principais são docência/pesquisa e os laboratórios de Análises Clínicas - que concentram cerca de 63% dos profissionais formados. Outras áreas de atuação são: banco de sangue, onde o biomédico realiza todas as tarefas, com exceção da transfusão; análises ambientais, onde ele faz as análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente; indústrias, para trabalhar com soros, vacinas e reagentes; imagenologia, onde o profissional atua na área de raio-x, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética; Análises moleculares de DNA, na qual realiza exames laboratoriais moleculares, assumindo responsabilidade técnica.
O mercado de trabalho para o Biomédico pode se dar nos setores público e privado, contribuindo para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, família e comunidade, e para o magistério superior para a área da saúde, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais.
4. Práticas
- Laboratório de Anatomia
- Laboratório Multidisciplinar
- Coleta de Material Biológico
- Laboratório de Microscopia
- Laboratório de Análises Clínicas
- Imagenologia
- Estágios Supervisionados
- Iniciação Científica
5. Duração
4 anos
6. Coordenadores
- Coordenadora Geral: Sandra Heloisa Nunes Messias
- Coordenador Aux. Semipresencial: Flavio Buratti Gonçalves

